Blog - Estúdio de Dança de Carnaxide

Aulas

Aulas

Dança Clássica (Ballet)


Professora Suzana Nunes 

Dança Clássica ou Ballet: Ballet deriva do italiano ballare que significa bailar. Os princípios básicos do ballet são: postura erecta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal e simetria.

Visite: http://www.wikidanca.net/wiki/index.php/Balé

Objetivos Gerais

-      Valorizar a dança como linguagem artística e meio de expressão cultural

-      Aquisição de novos conhecimentos

-      Desenvolver o sentido de unidade e de colaboração em grupo

-      Desenvolver a capacidade de criar, observar e criticar

-      Incutir uma atitude disciplinada e recetiva em relação ao trabalho

-      Desenvolver uma relação inter-pessoal

Objetivos Específicos

Aquisição de novos conhecimentos

-      Aquisição dos conteúdos programados

-      Conhecimento da terminologia de Dança Clássica introduzida

-      Consciencialização da espacialidade, posicionamento e deslocação no espaço

Desenvolver a condição física

-      Alinhamento / postura do corpo em posição estática e dinâmica

-      Controle do tronco e das pernas

-      Trabalho de pés

-      Flexibilidade

-      En dehors

-      Força muscular

-      Equilíbrio

-      Coordenação

-      Sustentação

-      Foco

Desenvolver a capacidade de memorização

-      Adquirir memória corporal

Interpretação e expressividade

-      Nos exercícios introduzidos pelo professor

-      Em exercícios de improvisação

Musicalidade

-      Musicalidade na interpretação dos exercícios

-      Sentido de tempo

-      Resposta a estímulos musicais

Criatividade

-      Capacidade de exploração e pesquisa de movimento

-      Aplicação dos conhecimentos adquiridos nos exercícios de carácter livre ou criativo

Atitude

-      Pontualidade

-      Assiduidade

-      Concentração (empenho e interesse)

-      Relação inter-pessoal

-      Apresentação (indumentária, cabelo)

 

Metodologia

Apoiamo-nos em diferentes metodologias (Miss Barbara Fewster, Royal Ballet School e Modern Theatre Dance Faculty I.S.T.D.), com o objectivo de retirar de cada uma delas os conteúdos mais eficazes a serem aplicados no contexto em que se desenvolve a acção educativa (actividade extra curricular, 1 ou duas vezes por semana com a duração ente 45 minutos a 1h30 cada), de modo a alcançar os objectivos gerais e específicos acima mencionados. No entanto a metodologia aqui apresentada deverá ser ponderada e ajustada às características físicas e técnicas dos alunos de forma a optimizar os resultados.

O ensino deve-se pautar pelos seguintes princípios:

(i) O que é ensinado é uma consequência dos objectivos previamente propostos, tendo em conta a idade dos alunos, de acordo com cânones bem estabelecidos.

(ii) As metodologias preexistentes, cujos bons resultados estão largamente testados, são tomadas como ponto de partida.

     Tendo em conta (i) e (ii), as metodologias devem ser adaptadas à realidade dos alunos no de enriquecer e adaptar os métodos pedagógicos

No início das aulas distinguem-se objectivos que determinam quais as capacidades e comportamentos principais a desenvolver, estabelecem-se etapas, faz-se uma planificação dos conteúdos programáticos; assim como das aulas; todos eles sofrem alterações consoante a “resposta” dos alunos. 

De uma aula para a outra, a matéria dada é relacionada com a anterior de forma a construir o corpo de evolução pretendido.

Aula

 Estruturação:

  • Objectivos.
  • Escolha prévia dos conteúdos e exercícios.
  • Selecção das principais estratégias metodológicas.
  • Escolha musical.
  • Tempo para – observar, perceber, conversar, avaliar, pensar, assimilar, repetir, explorar, aplicar e brincar.

 Divisão:

  • Preparação: Momento para criação um clima pedagógico favorável.
  • Aquecimento: Preparação do corpo (alinhamento e colocação).
  • Desenvolvimento: Introdução / desenvolvimento dos conteúdos.
  • Relaxamento: Diminuição das tensões musculares e mentai
Fido
Fido
Ideias do Século