Blog - Estúdio de Dança de Carnaxide

Aulas

Aulas


A dança para bebés é uma atividade criada a pensar nas necessidades dos mais pequeninos. Baseia-se na metodologia de Dança Educativa (Laban) e envolve o toque afetivo e o estímulo musical.

Através de exercícios simples tem como finalidade a observação, compreensão e expressão individual pelo movimento, levando o bebé a conhecer-se e a comunicar pelo corpo. Não há imposições técnicas ou estéticas. Pretende-se criar também a vertente lúdica, proporcionando um ambiente divertido e de bem-estar para o bebé.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Desenvolver a consciência de si próprio e dos outros;
  • Levar o bebé a ter uma experiencia ativa;
  • Incentivar à curiosidade e à compreensão, através de estímulos sensoriais, que despertam o bebé para o mundo;
  • Promover um ambiente tranquilo, familiar onde o bebé vai criando confiança no outro e, consequentemente em si próprio;
  • Criar no bebé a atenção ao outro e, através do movimento, levar à imitação, desenvolvendo assim a dinâmica relacional e a empatia, usando o toque como uma forma de comunicação não-verbal;
  • Levar o bebé a uma progressiva compreensão da música, a nível da pulsação, dos ritmos, dinâmicas e carácter musical;
  • Levar a criança a conhecer e experimentar os seus próprios limites e capacidades de forma espontânea.
  • Proporcionar benefícios físicos – formação de uma postura correta, consciência corporal, tonicidade muscular e flexibilidade;
  • Compreensão do espaço comum e individual;
  • Levar o bebé a exprimir emoções, afetos e ideias através do movimento, comunicando e desenvolvendo a sua criatividade e imaginação;
  • Progressivamente fazer o bebé perceber as componentes da dança e explorando o movimento à sua maneira.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Como objetivos específicos pretende-se obter a resposta aos estímulos através da imitação e da expressão individual. Explorar e compreender os conteúdos da metodologia de dança, de forma espontânea, sem qualquer exigência técnica, mas procurando a consciência do movimento e do corpo.

CONTEÚDOS

Os conteúdos dizem respeito às componentes do movimento que são exploradas nas sessões de dança para bebés:

→   Corpo: totalidade, superfícies, partes, articulações.

→   Consciência corporal: isolamentos e coordenação motora.

→   Uso instrumental do Corpo.

→   Ações: locomover, desequilibrar, pausa, movimento qualquer, saltar, transferência de peso, torcer, rodar, inclinar, encolher, esticar.

→   Exploração da mimica, imaginário e teatralidade.

→   Dinâmicas: (tempo) urgente/suspensa, (peso) pesado/leve, (fluência do movimento) stacato/fluente.

→   Relações: atenção a…, aproximar, afastar, tocar, imitar, seguir e manipular.

→   Espaço: direções, trajetos curvos/retos, níveis, espaço individual, espaço comum, projeção espacial, tamanho do movimento.

FUNCIONAMENTO DAS SESSÕES

Nas sessões de dança para bebés solicitar-se-ão movimentos estruturados (para seguir/imitar) e movimentos improvisados, através da expressão.

As aulas serão dadas a partir das componentes da dança, cujos estímulos serão através da observação do movimento, da manipulação, do suporte musical e da recorrência ao imaginário.

Os participantes deverão utilizar roupa confortável e meias. Deverá estar entre um e dois cuidadores (pais, irmãos, avós, etc.) por criança.

Deverão trazer também muita vontade de dançar e boa disposição 


Professora Ana Margarida Silva

Fido
Fido
Ideias do Século