Blog - Estúdio de Dança de Carnaxide

Aulas

Aulas

A belíssima e saudável prática de Yoga deixou de estar confinada apenas à exótica Índia para ir espalhando a sua energia por todo o mundo. Foi declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO no ano de 2016 e é-lhe sobejamente reconhecido o mérito pelos benefícios que traz às pessoas a nível físico e mental. E todos ficamos a ganhar com isso, não só cada um dos praticantes individualmente mas também porque cada um de nós acaba por espalhar e transmitir os seus bons princípios em tudo e todos que nos rodeiam. O yogi ou yogini (praticante de yoga) é alguém que procura deixar um lugar melhor do que o encontrou!

Por ser uma prática que deixa o seu corpo e alma bem tratados, convidamo-lo a vir praticar Hatha Yoga connosco. Hatha é uma palavra composta pelas sílabas Ha (Sol) e Tha (Lua), procura-se equilibrar o lado solar, racional, lógico, masculino que existe em cada um de nós, com um lado lunar, contemplativo, intuitivo, feminino que também existe em cada um de nós.

Esse equilíbrio e bem-estar são desenvolvidos em cada prática através de ásanas (posturas físicas em pé, sentado e deitado, de anteflexão, retroflexão, lateroflexão, torção, equilíbrio, inversão), pranayamas (exercícios de controlo e expansão da respiração), mantras [vocalização de sons e ultra-sons, entoados com o coração, em sânscrito (língua morta e ancestral da Índia, comparável ao latim e ao grego)] o que nos faz sair mais do lado racional usual e passar a um estado mais emocional, meditação e yoganidra (técnicas de relaxamento profundo).

Mas o yoga não é apenas isso, é uma filosofia de vida fortemente enraizada em princípios éticos para com a comunidade onde nos inserimos (yamas) e para connosco próprios (nyamas). E estes são a base de uma árvore que crescerá forte apesar de lentamente. Sabemos que as árvores mais fortes levam o seu tempo a fortalecer…

E porque tudo isto é feito com amor e cuidado, não hesite e venha praticar yoga connosco.

Lokah Samastah Sukhino Bhavantu” ou seja “Que todos os seres em todos os lugares sejam felizes”

Fido
Fido
Ideias do Século