Blog - Estúdio de Dança de Carnaxide

Regulamento Interno

Regulamento Interno

Regulamento Interno

O Estúdio de Dança de Carnaxide (EDC) da “Ideias do Século Associação” organiza atividades na área da Dança e Teatro no edifício camarário sito no Largo Frederico de Freitas, nº 16-D, 2790-077 Carnaxide. Todos os participantes que se queiram inscrever nas atividades do EDC, terão que realizar previamente a sua inscrição.

A IDEIAS DO SÉCULO ASSOCIAÇÃO / ESTÚDIO DE DANÇA DE CARNAXIDE COMPROMETE-SE A:

  1. Elaborar um Programa Anual e o horário das atividades;
  2. Cumprir cada Programa Anual, entregue aos Encarregados de Educação / Alunos no início do ano letivo, salvo algum imprevisto de força maior;
  3. Assegurar o acompanhamento permanente dos alunos, durante toda a duração das atividades, através de professores qualificados;
  4. Dar prévio conhecimento aos Encarregados de Educação / Alunos das alterações à planificação, caso venha a verificar-se algum imprevisto.

RESERVAS E INSCRIÇÕES NAS ATIVIDADES

1. No ato da inscrição devem ser apresentados os seguintes elementos:

  • Ficha de inscrição – devidamente preenchida e assinada pelo próprio, se maior, ou pelo respetivo Encarregado de Educação.
  • Uma fotografia tipo passe.

2. Só são aceites inscrições em que sejam entregues todos os documentos solicitados, e no caso de existirem vagas.

3. A reserva de lugar só é efetiva com o pagamento da totalidade da inscrição e uma mensalidade.

ATESTADOS MÉDICOS

De acordo com o artigo 40º, da lei Nº5/2007, designada lei de bases da Atividade Física e do Desporto, publicada a 16 de Janeiro de 2007, e no que concerne aos Atestados Médicos, diz no seu ponto 1: “O acesso à prática desportiva depende de prova bastante da aptidão física do praticante, a certificar através de exame médico que declare a inexistência de quaisquer contra-indicações, apenas no âmbito das federações desportivas”; e no ponto 2: “Nas restantes atividades desportivas, não incluídas nas mencionadas anteriormente, será da responsabilidade do praticante assegurar-se previamente, de que não tem quaisquer contra-indicações para a prática do exercício”.

PAGAMENTOS / MENSALIDADES

1. Pela prática de cada atividade haverá lugar ao pagamento de uma mensalidade específica (consultar tabela 2016/2017).

2. Os pagamentos mensais deverão ser efetuados até dia 8 do respetivo mês.

3. Este prazo é extensível até ao dia útil seguinte quando a instalação estiver encerrada no dia 8.

4. Plano de pagamentos:

  • 1º Pagamento: Inscrição + Mensalidade
  • 2º Pagamento: Mensalidade + ½ mensalidade de Junho
  • 3º Pagamento: Mensalidade + ½ mensalidade de Junho
  • 4º Pagamento e seguintes: Mensalidade

5. Os pagamentos efetuados fora do prazo serão agravados em 10% do valor.

6. O não comprimento do plano de pagamentos implica, automaticamente, a perda de descontos nas mensalidades até ao final do ano letivo 2016/2017.

7. O pagamento pode ser efetuado no Estúdio de Dança de Carnaxide, dentro do horário de atendimento, em numerário ou cheque (endossado à Ideias do Século Associação e com a data do dia de pagamento) ou por transferência bancária, sendo que o respetivo recibo será entregue após a receção do comprovativo de pagamento.

8. A mensalidade não sofre alterações em função dos feriados e férias escolares.

9. Após o pagamento de qualquer valor não se procederá a qualquer tipo de reembolso, nem transferência para outro utilizador, excepto no caso de cancelamento da atividade. 

INTERRUPÇÃO NO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES

  1. A interrupção no pagamento das mensalidades implica, automaticamente, o cancelamento da inscrição não havendo lugar a reembolso de verbas já pagas, nem garantia de vaga na turma ou noutra, salvo se existir justificação válida (doença) ou aviso prévio do sucedido aos nossos serviços, sendo a avaliação da justificação da responsabilidade da Ideias do Século Associação.
  2. A interrupção no pagamento das mensalidades implica, automaticamente, a perda de descontos nas mensalidades até ao final do ano letivo 2016/2017.
  3. Se a interrupção for considerada não justificada e por período igual ou inferior a 2 meses o aluno terá de efetuar o pagamento de uma taxa de renovação no valor 18€ (dezoito euros). Caso a interrupção seja superior a 2 meses terá de pagar uma nova inscrição de 40€ (quarenta euros).

DESCONTOS

1. O desconto é feito apenas sobre o valor das mensalidades.

2. Tem direito a desconto:

  • Utente que inscreve duas ou mais pessoas do agregado familiar
  • Quando o utente se inscreve em duas ou mais atividades
  • Utentes que renovaram a inscrição até dia 30 de Junho de 2016
  • Alunos do EDC que tenham cumprido o ano letivo completo de 2015/2016 (10 meses).

3. Os descontos não são acumuláveis, sendo que o utente só pode beneficiar de um deles. (consultar tabela 2016/2017).

REGISTO DE ALUNOS

1. O EDC manterá um registo com a informação de cada aluno:

  • Nome, morada, encarregado de educação, data de nascimento, contactos dos encarregados de educação e observações de saúde.

 

2. Esta informação é confidencial e destina-se a ser usada no âmbito das atividades de divulgação e na sua organização.

ATIVIDADES

1. Introdução à dança e à música, dança clássica, dança contemporânea, dança jazz, dança criativa, hip-hop, tango argentino, sevilhanas, flamenco, danças de salão, salsa, ritmos latinos, dança africana, dança indiana, barra no chão, dança na melhor idade, dança do ventre, funky kids; yoga; tai-chi; pilates; postura e alongamento; teatro.

2.Todas as atividades têm a duração de 50 minutos, à exceção de dança clássica grau 6 e 7 com a duração de 1:20 minutos, sendo que os últimos 10 minutos são utilizados para a transição entre aulas e poderão ser utilizados para a comunicação com os Encarregados de Educação / Alunos.

3. Só é permitida a entrada dos alunos na sala de aula após a autorização expressa do professor.

4. Os encarregados de educação só poderão assistir às aulas abertas (consultar plano anual).

GRUPOS ETÁRIOS E DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS

1. A distribuição dos alunos pelos grupos etários de cada aula é da responsabilidade do EDC.

2. Os professores poderão sugerir a mudança de algum aluno para outro grupo etário, por razões fundamentadas e aprovadas pela Direção Pedagógica do EDC, sendo o Encarregado de Educação / Aluno informado da decisão antes da sua aplicação.

3. As passagens de nível ou grupo etário poderão implicar mudanças de horário.

CANCELAMENTO DE ATIVIDADE

Após o fecho das inscrições, se não for atingido um número mínimo de vagas (mínimo de 5 alunos em aulas de uma vez por semana e de 8 alunos em alunas de 2 vezes por semana), o EDC reserva-se o direito de cancelar a respetiva atividade, e caso tenha havido pagamento, este será devolvido na totalidade.

INTERRUPÇÃO DAS ATIVIDADES

1. As atividades poderão ser interrompidas nos seguintes casos:

    A. Na salvaguarda da saúde pública;

    B. Na realização de obras;

    C. Na falta de eletricidade, água e gás ou avarias súbitas;

    D. Na falta de professor;

   E. Nos feriados e épocas festivas (conforme o plano anual).

2. Serão objeto de compensação, sob forma de “aula de compensação” as situações previstas nas alíneas A., B., C. e D.

3. Não serão objeto de qualquer compensação as atividades interrompidas pela situação da alínea E.

4. As compensações têm a validade da época em que são atribuídas.

5. As “aulas de compensação” serão marcadas dentro do horário livre do EDC e só se realizarão após confirmação de presença de mais de 50% da turma.

6. A suspensão das atividades pelas razões mencionadas e marcação de “aula de compensação” será comunicada aos alunos ou encarregados de educação na própria instalação sempre que não for possível a comunicação por outra via.

VESTUÁRIO E EQUIPAMENTO

Cada aluno deve trazer calçado ou meias, para acesso exclusivo ao estúdio, conforme norma do EDC, e no caso de necessidade de um determinado equipamento específico, os alunos e Encarregados de Educação são informados antes da inscrição.

OBJETOS DE VALOR

Não devem ser trazidos para o EDC quaisquer objetos de valor. Se tal acontecer, o EDC não se responsabiliza pelo seu desaparecimento ou deterioração.

MARCAÇÃO DE ROUPA

1. Toda a roupa bem como os objetos de uso pessoal deverão ser marcados de forma a serem facilmente reconhecidos pelo seu proprietário.

2. O EDC não se responsabiliza pela guarda da roupa não marcada, que quando perdida, torna difícil a sua recuperação. 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO E FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES

O horário de atendimento do EDC decorre todos os dias da semana entre as 17.00h e as 20.30h. As atividades decorrem durante a semana entre as 08.00h e as 22.30h.

DIREITOS E DEVERES DO COORDENADOR

  • Ser respeitado na sua dignidade e integridade pessoal;
  • Ser responsável pelo Registo de Programa que conterá:
  • Plano anual, Regulamento Interno, Folha de Presenças, Fichas Sanitárias, Contatos, Apólices de Seguro, Folha de Entidades (Bombeiros, Polícia, Delegado de Saúde).
  • Elaborar, dar a conhecer e fazer cumprir o programa anual;
  • Reunir com todos os professores para apresentação e balanço do plano anual;
  • Ser o representante do EDC junto dos Encarregados de Educação / alunos e outras Entidades;
  • A Coordenação e Direção Pedagógica do EDC está reservada por delegação da direção da “Ideias do Século Associação” a:Suzana Farias Nunes.

 

DIREITOS E DEVERES DOS PROFESSORES

  • Ser respeitado na sua dignidade e integridade pessoal, e na confidencialidade dos seus dados pessoais;
  • Conhecer e fazer cumprir o Programa Anual e o Regulamento Interno;
  • Participar nas reuniões com toda a equipa do EDC;
  • Preparar as atividades de acordo com o Programa Anual adequado ao grupo etário a que se dirigem;
  • Apresentar sugestões para o desenvolvimento do Programa Anual;
  • Cumprir o horário atribuído;
  • Em caso de força maior, avisar o Coordenador de alguma ausência não programada, arranjar um professor substituto, e caso não seja possível terá de se disponibilizar para a realização de uma “aula de compensação”;
  • Respeitar os outros professores e os alunos participantes na sua individualidade e integridade pessoal;
  • Relatar ao Coordenador todos os incumprimentos do presente Regulamento Interno.
  • Respeitar e ser respeitado na sua dignidade e integridade pessoal, e na confidencialidade dos seus dados pessoais;
  • Ser informado do Programa Anual e do Regulamento Interno no início do ano letivo;
  • Os Alunos / Encarregados de Educação são responsáveis pelos eventuais prejuízos causados ao EDC ou a terceiros, podendo incorrer na pena de exclusão quando a ação tenha afetado o normal funcionamento da atividade.
  • Os Alunos / Encarregados de Educação devem prestar informações corretas e apresentar toda a documentação necessária à sua participação solicitada nos termos do presente Regulamento Interno ou de outros que venham a ser elaborados.
  • O Encarregado de Educação / Aluno deverá manter informado o EDC da actualização dos dados pessoais (Nome, morada, encarregado de educação, data de nascimento, contactos dos encarregados de educação e observações de saúde).

DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS E PAIS OU ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

ASSISTÊNCIA MÉDICA

1. O EDC deverá ser sempre informado de qualquer lesão do aluno.

2. Em caso de acidente, os Encarregados de Educação serão prontamente avisados, e sempre que se justifique será contactada a emergência médica.

SEGURO
Cada participante fica coberto por um seguro de Acidentes Pessoais de Grupo.

DEMONSTRAR UM COMPORTAMENTO DE ACORDO COM O REGULAMENTO INTERNO

O EDC reserva-se o direito de, após prévia informação e contacto com os Encarregados de Educação, cancelar a permanência de um aluno que, pelo seu comportamento, prejudique de forma significativa o funcionamento do EDC

 

 

Fido
Fido
Ideias do Século